O manual do proprietário é um item extremamente importante para o seu veículo. Através dele você conhece exatamente as funcionalidades e o que o seu veículo necessita para rodar sem nenhum problema. Porém, ainda tem gente que não liga muito para ele. Em uma pesquisa realizada na página do Óleo Certo, identificamos que a maioria dos usuários não lê o manual. Mais de 1.800 pessoas não pegam o manual e apenas 900 afirmam que acompanham tudo o que ele informa.

A leitura do manual é muito importante, pois evita problemas no futuro. No caso do óleo lubrificante, por exemplo, ele informa qual é a especificação ideal para o seu veículo. Não utilizando o recomendado, pode gerar o mau uso das peças. Abaixo, separamos três motivos para você sempre ler o manual.

1) Revisão por tempo e quilometragem

Cada fabricante define a quilometragem ou o tempo entre a revisão dos componentes do veículo. Geralmente é a cada dez mil quilômetros ou um ano.

2) Usar as marcas recomendadas no manual do proprietário

No manual estão as marcas e especificações de peças recomendadas para reposição. Lubrificantes, óleos e palhetas dos limpadores são alguns exemplos de peças fabricadas por algumas marcas e são recomendados pela montadora do seu veículo.

3) Avisos e luzes do painel

É fundamental que você saiba o significado e motivo pelos quais as luzes do painel podem acender. Existem luzes que, quando acesas, podem significar grande problema. Então, fique atento ao manual.